Share via


Polémicas à parte…

 

Não vou fazer grandes comentários sobre o assunto relativo aos erros de Português porque já muito foi dito e na maioria das situações concordo com a gravidade da situação. O Magalhães é um projecto educativo e não é um projecto informático e por isso esta situação é grave.

Parece-me totalmente desadequado, a comparação dos erros de Português contidos no software em questão (e que influenciam a aprendizagem das crianças) com as actualizações de software que devem ser feitas periodicamente para qualquer tipo de software.

Por último, as pessoas são livres de dar a sua opinião, trabalhem elas na Microsoft ou em qualquer outra empresa. É lamentável que se faça utilização de uma opinião pessoal para promoção pessoal (seja em Portugal ou lá fora) ou para inventar teorias da conspiração idiotas. Para bom entendedor...

P.S - Escrevi este post no Magalhães do meu filho e o teclado tem os seus desafios. O próximo post peço ao meu filho para ser ele a teclar. :-)

Comments

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Mas o Rui consegue distinguir o que é escrito profissionalmente ou uma opinião pessoal? Então explique-me uma coisa: os posts que o Rui faz no blog do software livre é feito profissionalmente ou transmite uma opinião pessoal?

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro George Orwell, Sinto-me lisonjeado por contar com a sua contribuição neste humilde espaço de discussão. Fico orgulhoso com a sua análise profunda ao que escrevo e descobrir afinal, que a minha simples opinião revela técnicas e contradições. Apesar do seu legado e da sua alma demonstrar bastante energia e sentido de humor, nota-se nitidamente que está a perder qualidades, já que as suas afirmações não têm qualquer base de sustentação e as suas teorias baseiam-se no princípio da “estereotipagem”. Tenho que lhe dar os parabéns pela forma como escreveu este comentário e como teve a arte de nos deliciar com momentos de boa disposição como “A manipulação dos factos a seu favor também é uma constante” e “uma tentativa de tentar levar as pessoas a acreditar num espírito aberto e de partilha a quem tem o objectivo totalmente oposto”. Com o tempo a sua mente foi ficando corrompida e adulterada ao ponto de confundir pontos de vista com “manipulação de factos”, contrapor ideias com “desacreditar críticas” e espaço aberto de discussão com “levar as pessoas a acreditar”. Creio que deve continuar a ler este espaço, fazer as suas análises e contribuir para a melhoria do mesmo.  

  • Anonymous
    January 01, 2003
    The comment has been removed

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Rui, Não percebi nada desta mensagem. Campanhas políticas, atacar o software livre, vender peixe, ameaças, não consigo perceber o alcance do seu comentário. Se bem que o conheço deve estar a querer insinuar qualquer coisa, mas não está a ser muito concreto. Em relação aos comentários de outros contribuintes, agradecia que tratasse as pessoas com respeito. Não precisa ser mal-educado só porque as pessoas têm uma opinião diferente da sua.

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Abel e rdpt, O lema é "open choice". Para escolher o melhor deve-se experimentar o que está disponível. Agora existe software que em vez de ensinar, envia este tipo de mensagens aos utilizadores: http://blogs.technet.com/photos/openchoice/images/3212480/original.aspx Na minha opinião, esta mensagem é muito grave e lamentável.

  • Anonymous
    January 01, 2003
    "Ainda bem que confessa a manipulação da mensagem que estava a passar." Maniupalção?? Mas o Rui está bem? Aquela mensagem pode ser obtida por qualquer um que instale o Gcompris num Windows. Campanha? Mas será que sempre que o Rui encontra uma adversidade, inventa uma campanha? Essas teorias das vulnerabilidades são altamente rebuscadas e acontecem com qualquer software. Em relação ao episódio da minha colega, o Rui é o máximo, julga-se acima de todos e com o direito de despedir seja quem for que tenha uma opinião diferente da sua. Lamentável... As pessoas têm opiniões e podem partilha-las livremente.  

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro Abel, É verdade, sim senhor! Para este tipo de situações, tem que ser tudo bem explicado. Se o Rui quiser concretizar, tenho todo o gosto em ser mais concreto!

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Caro rdpt, Com esse tipo de argumentação, tudo é legitimo. Qualquer razão pode ser boa para incluir uma mensagem daquele género.

  • Anonymous
    January 01, 2003
    The comment has been removed

  • Anonymous
    January 01, 2003
    Cara Margarida, É uma perspectiva válida, já que nem sempre o ataque é a melhor defesa, especialmente nestes casos. Não gostava de ir por esse caminho, já que só leva a extremar posições. Veja o exemplo da resposta do Abel Santos.  

  • Anonymous
    March 11, 2009
    Polémicas à parte... elas até lhe dão jeito. Não se tratava de nenhum produto vosso, muito menos para uma plataforma vossa, por isso Polémicas à parte até convém alimentá-las. Concordo que é mau existirem erros desses em programas educativos, mas ainda a tempestade na imprense se estava a levantar e o problema já estava a ser corrigido. Felizmente está resolvido, corrigido, só é preciso um passo que é essencial saber fazer a qualquer utilizador de um sistema informático: uma actualização. E como é que pode estar a dizer mal do teclado do "Tintin dos computadores"? Não está por acaso obrigado à lei socrástica de ter que dizer tudo de melhor e mais alguma coisa sobre este projecto? Cuidado que ainda lhe aparece a PSP com mandato para vasculhar o seu computador. Pelo menos já sei uma habilidade que o seu filho certamente já aprendeu: já deve saber apagar partições do Caixa Mágica no Magalhães de olhos fechados.

  • Anonymous
    March 12, 2009
    The comment has been removed

  • Anonymous
    March 13, 2009
    Concordo que a mensagem não é muito simpática. Mas se olharmos para muitas práticas que a MS usa e defende para garantir o seu mercado, até acho que estão a ser simpáticos. Num certo ponto de vista até educa, temos que ter em conta que muita gente pensa que o MS Windows ou o Office são AS aplicações para o seu tipo de funções e não UMA das aplicações entre outras disponíveis. "A cada acção há uma reacção oposta igual." Parece que a 3ª lei de Newton não se aplica só à Física...

  • Anonymous
    March 14, 2009
    Se a MS está tão preocupada com isso porque não publica o Office para Linux? Mais grave do que dizer coisas pouco simpáticas é ser hipócrita. No meu ponte de vista, antes um antipático sincero que um simpático hipócrita. Não concorda Marcos?

  • Anonymous
    March 14, 2009
    O Marcos Santos é muito engraçado, primeiro sai-se com "Parece-me totalmente desadequado, a comparação dos erros de Português contidos no software em questão (e que influenciam a aprendizagem das crianças) com as actualizações de software que devem ser feitas periodicamente para qualquer tipo de software. " No GNU/Linux, a actualização do software que deve ser feita periodicamente (e "as fast as feasible" no caso de problemas de segurança) afecta também correcções de funcionalidade, neste caso de correcção das traduções. Mas depois espeta com um screenshot... estranho. Das duas uma, ou: a) não actualiza o computador do filho b) está a alimentar uma polémica destrutiva, que ataca o Governo por não ter escolhido só Microsoft bem como o Software Livre, em vez de contribuir para a tradução do projecto GCompris. Qualquer dos casos demonstram uma fé duvidosa, e exemplificam o modelo educativo da Microsoft: a) partilhar é mau b) hipocrisia é bom c) vamos dar o todo pela parte quando é para atacar etc...

  • Anonymous
    March 14, 2009
    «O lema é "open choice". Para escolher o melhor deve-se experimentar o que está disponível.» Quando o contexto é educação, em parte concordo, em parte não. Acho que a experiência que deve ser dada a uma criança deve ir na direcção de lhe ensinar bons valores, como por exemplo a partilha. Mas a Microsoft é contra a partilha (basta ler as licenças de quase todos os seus softwares para o verificar), logo esse é um valor que nunca irá incutir nas crianças. Parafraseando o que diz, «O lema é "open choice". Para escolher o melhor (de entre incentivo à partilha e incentivo ao egoismo) deve-se experimentar o que está disponível (sem qualquer apoio moral).»

  • Anonymous
    March 15, 2009
    A Caixa Magica devia ter assumido o erro e pronto. Aquele comunicado e´ ridiculo. Fazer uma peticao para voltar a incluir um software cheio de erros de Portugues. Isto e' o cumulo Nota: Nao tenho teclado em Portugues.  

  • Anonymous
    March 15, 2009
    «Fazer uma peticao para voltar a incluir um software cheio de erros de Portugues. Isto e' o cumulo» -- Um Palhaço Anónimo Você nem leu o texto, ou está a manipular quem queira assinar.

  • Anonymous
    March 15, 2009
    The comment has been removed

  • Anonymous
    March 15, 2009
    «e do episódio da minha colega que foi incrivelmente vergonhoso.» Concordo, eu teria-a despedido sumariamente.

  • Anonymous
    March 15, 2009
    «Em relação ao episódio da minha colega, o Rui é o máximo, julga-se acima de todos e com o direito de despedir seja quem for que tenha uma opinião diferente da sua.» Sugiro que não se precipite, eu até estava a defender a Microsoft. Com a posição que a Patrícia tem, dizer o que disse só fez mau serviço à Microsoft. «Lamentável... As pessoas têm opiniões e podem partilha-las livremente.» Nem mais, mas quando ditas profissionalmente têm uma responsabilidade acrescida.

  • Anonymous
    March 15, 2009
    The comment has been removed

  • Anonymous
    March 16, 2009
    O melhor post sobre a polémica: http://blog.karlus.net/archives/2009/03/10/2101

  • Anonymous
    March 16, 2009
    Nome Próprio: Abel Nome de família: Santos IP: Veja nos logs (não uso qualquer tipo de sistema para ofuscar  o endereço) Se quizer posso enviar em privado a morada ou fotocopia do BI (ainda não tenho CC) Claro que para si da-lhe jeito essa do anonimato. Enfim, cada um é como é, agarrando-se à argumentação que lhe dá jeito. CONSTRUCTIVA? acho que está habilitado para ajudar na tradução do Gcompris! O Marcos tem andado distraído, de que provocação fala? Verá Vexa monstros nos moinhos?

  • Anonymous
    March 17, 2009
    " Mas o Rui consegue distinguir o que é escrito profissionalmente ou uma opinião pessoal?" Absolutamente! Quando se identifica como Public Relations & Corporate Image Manager da Microsoft +e uma utilização profissional. "Então explique-me uma coisa: os posts que o Rui faz no blog do software livre é feito profissionalmente ou transmite uma opinião pessoal?" Não sou um funcionário da ANSOL, já deve ter ouvido falar de uma coisa que os humanos gostam de fazer, trabalho voluntário. Sabia?

  • Anonymous
    March 18, 2009
    "Não sou um funcionário da ANSOL, já deve ter ouvido falar de uma coisa que os humanos gostam de fazer, trabalho voluntário. Sabia?" Rui não brinque com as palavras, independentemente da condição em que o faz, não representa a Ansol sendo seu Vice Presidente? Insiste em atirar areia para os olhos das pessoas porquê? Ainda não percebeu que do ponto de vista de imagem prejudica-o mais do que ajuda, e por arrasto a instituição que representa.

  • Anonymous
    March 18, 2009
    Nós não nos associamos a campanhas políticas anti-governamentais só como forma de atacar o Software Livre, que foi isso que nós focamos no artigo. Seja como for, nós não vendemos peixe podre a preço de restaurante de luxo! Quem quiser e gostar aparece. Quem quiser e não gostar, faça melhor. Quem não quiser e não gostar, paciência. Há mais. O que eu não posso tolerar é ameaças (por mais veladas que sejam). Já agora, ó bóbi Victor, surges sempre em salvamento da Microsoft ou do Marcos. Dupla personalidade?

  • Anonymous
    March 20, 2009
    A minha alma passou por cá só para dizer que este blog é o maior pesadelo bloguistico que eu alguma vez poderia ter. Quem leu a minha obra prima pode ver aqui o duplipensamento no seu esplendor máximo. Depois do meu pesadelo do: "Liberdade é escravidão Guerra é Paz Ignorância é força." Aparece-nos o Marcos Santos com o seu: Monopólio é escolha Lock in é interoperabilidade Liberdade é o poder de abdicar dela. O conceito é simples, conjugam-se conceitos opostos no mesmo pensamento de forma a eliminar qualquer espírito crítico em relação a esse tema. Temos os termos "Open", "Aberto" e "Livre" associados ao "Proprietário", "Fechado" ou ao "Controlado por uma só parte", uma tentativa de tentar levar as pessoas a acreditar num espírito aberto e de partilha a quem tem o objectivo totalmente oposto. A manipulação dos factos a seu favor também é uma constante. Duas semanas a ler comentários e não é difícil ver o autor a usar o argumento do fanatismo ou da arrogância para desacreditar criticas, muitas das vezes legítimas. Mas nada que não se pudesse esperar de alguém que desempenha um cargo que implica dar a cara por uma multinacional com uma postura de aniquilação da concorrência. Dou voltas ao túmulo ao ver que parte do pesadelo que descrevi no livro Mil Novecentos e Oitenta e Quatro se tornou realidade. Realidade vasta da qual este blogue faz parte, sendo mesmo um dos exemplos mais descarados apesar de ter uma dimensão pouco significativa num contexto global.

  • Anonymous
    March 20, 2009
    Rui, vai ter que explicar tintim por tintim para ver se o Marcos Santos não foge aos assuntos, claro que ele percebeu, mas como se diz na minha terra está a fazer-se de sonso (atenção isto não é uma ofensa, é uma expressão que caracteriza uma atitude).

  • Anonymous
    March 21, 2009
    The comment has been removed

  • Anonymous
    March 21, 2009
    A Margarida falou, está falado! É que é mesmo isso, só que ninguém tinha ainda percebido. Fez toda esta análise sozinha ou teve a juda de psicólogos e sociólogos? Consegue medir isso das capacidades à distância? Uau!! Cara senhora, talvez devesse abrir  os olhos antes de fazer acusações sectárias! Nunca viu erros nas traduções de sotfware da MS? Olhe que eu já!!

  • Anonymous
    March 21, 2009
    "Nunca viu erros nas traduções de sotfware da MS? Olhe que eu já!!" Abel não desvalorize, não era um pequeno conjunto de erros ou de gralhas como a que cometeu acima, porque se tivesse sido isso  não tinha gerado esta confusão toda... foi a péssima gestão da própria situação, as desculpas, e o já está, e afinal não estava, enfim, é triste a tentativa constante em atirar  areia para os olhos das pessoas e isso é factual, não vale a pena negar.

  • Anonymous
    March 21, 2009
    The comment has been removed

  • Anonymous
    March 21, 2009
    The comment has been removed

  • Anonymous
    March 22, 2009
    The comment has been removed

  • Anonymous
    March 22, 2009
    The comment has been removed

  • Anonymous
    March 22, 2009
    @abel acusações falsas ? ameaças ?  vitimas indefesas (crianças) ? isto nos estados unidos ou num qualquer estado de direito já dava processo no tribunal com direito a uma boa indemnização.

  • Anonymous
    March 22, 2009
    The comment has been removed

  • Anonymous
    March 23, 2009
    a Margarida coloca as coisas no contexto certo, o problema não está na critica, ou em quem faz a critica, mas mais na dificuldade em quem genuinamente é criticado por ter sido negligente, acreditar ter capacidade para poder fazer melhor no futuro (independentemente do que os que por sistema ou problema mental nada fazem a não ser dizer mal ... Portugal está cheio de gente que por sistema se alimenta dos problemas).

  • Anonymous
    March 23, 2009
    "Pobres crianças com Magalhães em Linux. Talvez não tenham jogado muito ..." Isto diz-lhe alguma coisa?

  • Anonymous
    March 23, 2009
    "Pobres crianças com Magalhães em Linux. Talvez não tenham jogado muito ..." Não sei em que contexto foi dito, mas parece mais uma brincadeira, seguramente menos ofensiva do que muitos dos comentários públicos do Paulo Trezentos em relação à Microsoft e às suas pessoas, e a muitos assisti eu, ninguém me contou... mas a esses provavelmente o Abel seria dos que acharia muita piada...

  • Anonymous
    March 23, 2009
    Claro, claro, as afirmações que nos interessam são brincadeiras, as dos outros são graves ofensas. Está tudo dito. Já assisti a brincadeiras bem engraças dos Paulo Trezentos com a MS, nomeadamente a da cadeira, mas enfim ... O que conta é a nossa consciência. E essa só é grave quando nos tira a sono, tornando-se dramática quando nem com ajudas leves se consegue dormir. Ora, como admito que não seja o caso, está tudo bem ...............